Tratamento de Pontos – Cartao de Ponto (IPonto Full)

1 -Para iniciar o tratamento de pontos clique no botão localizado na barra de tarefas do menu principal.

2 – A tela se abre como abaixo:

3 – Ao abrir a tela acima, o sistema a carrega com o primeiro funcionário cadastrado e mostra também seus dados referentes ao período de seu cartão de ponto.

4 – No campo Crachá o sistema mostra o número do crachá do funcionário.

5 – No campo Empresa o sistema mostra o nome da empresa em que o funcionário trabalha.

6 – No campo Tab. de Horários, o sistema mostra o código da tabela de horários que está sendo mostrada.

7 – No campo Período do C artão de Ponto o sistema mostra o período do cartão de ponto do funcionário selecionado.

8 – Na coluna Dia mostra os dias do período do cartão de ponto.

9 – Na coluna Semana o sistema mostra os dias da semana referente ao período do cartão de ponto.

10 – As ‘subcolunas’ Entrada e Saída, existentes nas colunas 1º, 2º Períodos e Extra mostram os horários de entrada e saída dos funcionários, bem como suas faltas, folgas, DUNT’s (dia útil não trabalhado) e horas extras trabalhadas.

11 – O grupo de colunas Totalizadores mostra em ‘subcolunas’ os totalizadores utilizados no cartão de ponto de cada funcionário. Essas ‘subcolunas’ representam respectivamente (da esquerda para direita), H. Trab., H. Not., H. Falt., Atraso, H.Extra, H. Extra Not., H. Extra Folga, H. Extra Folga Not., H. Extra Excedente.

12 – Clicando no botão Opções, o sistema abre um menu contendo quatro telas principais que auxiliarão o usuário em suas buscas.

13 – C licando no menu Horários, o sistema abre a tela e Cadastro de Horários para que o usuário possa cadastrar um novo horário na empresa.

14 – C licando no menu Refazer Apontamento, o sistema abre a tela Refazer Apontamento.

15 – C licando no menu Cadastro de Motivos de Abono, o sistema abre a tela de mesmo nome para que o usuário cadastre motivos de abonos se necessário.

16 – Clicando no menu Cadastro de Funcionário, o sistema abre a tela de cadastro de funcionário para que o usuário cadastre, sendo necessário, um novo funcionário.

17 – Clique no botão Visualizar AFD para abrir a tela Visualiza Coleta no Período.

18 – Para visualizar a coleta, selecione um funcionário no campo Funcionário, verifique se é necessário filtrar por alguma das opções ‘Exibir Somente Registros Não utilizados’ ou ‘Ocultar registros com Motivo Preenchido’. Marque, ou não, a opção desejada e em seguida informe nos campos Data Inicial, Data Final, o período que se deseja visualizar.

19 – Clicando no botão Desconsiderar Registro , sistema abre a tela abaixo onde o usuário poderá selecionar um motivo por vez e que será abonado desconsiderado da próxima vez.

20 – Ao clicar no botão citado no item acima, o sistema abre a tela abaixo para que o motivo de abono a ser desconsiderado seja selecionado.

21 – Selecione o motivo que deseja desconsiderar e clique no botão OK .

22 – Caso seja necessário reconsiderar o registro antes desconsiderado, clique no botão Reconsiderar Registro.

23 -Na parte superior da tela podemos visualizar o botão Banco de Horas  .  Ao clicar nesse botão o sistema abrirá do lado direito a tela com informações sobre o banco de horas do funcionário selecionado. É possivel visualizar sem quais dias o funcionário trabalhou, informando também saldo de crédito e débito em horas normais e noturnas. Esta área traz também o saldo total com o cálculo de crédito – débito.

24 –  Ainda na área Banco de Horas, o usuário poderá fazer manualmente lançamentos de crédito e débito para o funcionário que estiver selecionado. Para fazer estes lançamentos clique no botão Lançamento Manual . Este botão abrirá a tela a seguir:

25 – Na tela de lançamento manual de banco de horas, os campos Crachá e Nome são preenchidos automaticamente pelo sistema trazendo a informação do funcionário antes selecionado.

26 – No campo Data selecione a data em que as horas serão lançadas.

27 – No campo Motivo do Lançamento, informe o motivo pelo qual o lançamento está sendo feito.

28 – Na coluna Horas Crédito, informe no campo Normal a quantidade de horas normais que o funcionário tem sobrando. No campo Noturnas, informe o total de horas noturnas que o funcionário tem a mais.

29 – Na coluna Horas Débito, informe no campo Normal a quantidade de horas normais que o funcionário está devendo. No campo Noturnas, informe o total de horas noturnas que o funcionário deve.

30 – Finalizando a inserção das informações do banco de horas, clique em Salvar
para gravar os dados informados.

31-  Para navegar entre os registros dos funcionários utilize os botões especificados: .
Utilize estes botões para visualizar o cartão de pontos de todos os colaboradores. Avançando e voltando em ordem alfabética.

32- Caso queira buscar pelos dados de um funcionário específico, clique no botão Funcionário . Este botão abre a tela de localização de funcionários.

33- Localize o funcionário desejado digitando seu nome ou número de crachá e em seguida dê ENTER ou duplo-clique sobre o nome do funcionário. Com isso o sistema lança os dados na tela Cartão de Ponto.

34 – Para definir um novo período de cartão de ponto, clique no botão Período e para navegar entre periodos utilize os botões Mês anterior e Proximo mês. Este botão abre a tela abaixo onde o usuário poderá escolher o novo período.

35 – Para definir as novas datas do período, clique sobre o dia desejado ou clique nas setas para escolher o mês e posteriormente o dia. Desejando escolher o padrão do sistema, clique no botão Padrão   .

36 – Para imprimir o cartão de ponto, clique no botão Imprimir . O sistema abrirá a tela abaixo para configuração da impressão do cartão de ponto.

37 – O sistema abrirá a tela Relatório do Cadastro de Funcionários já com o campo Funcionário (Crachá) preenchido com o número do crachá do funcionário que estiver sendo consultado no momento.

38- Desejando pesquisar outro funcionário, selecione os dados desejados em cada campo, ou simplesmente digite o número do crachá do funcionário e clique no botão Visualizar (para ver o relatório) ou em Imprimir , para obter o relatório impresso.

39 – Após toda a consulta realizada, bastar fechar a tela para ter acesso geral do sistema IPonto novamente.

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