Correção de erros comuns do comunicador

No momento da leitura dos registros de ponto podem ocorrer alguns problemas que impedem a transferência dos dados e é necessário verificar várias questões para achar uma solução, mas colocamos aqui as principais verificações que devem ser feitas e que em sua maioria resolvem o problema.

 

Comunicador Offline

  • Verifique se o comunicador está instalado normalmente em seu computador ou no computador escolhido para ter o comunicador instalado. Caso estiver em outro computador, verifique se o mesmo está ligado e conectado à internet.
  • O comunicador precisa ser instalado na mesma rede de internet que o relógio de ponto para que o processo de transferência de dados entre o relógio de ponto e o sistema EzpointWeb funcione. É imprescindível que haja somente um comunicador funcionando por rede de internet, então se a empresa tiver vários computadores mas 2 redes diferentes, devem haver na empresa somente 2 comunicadores ativos, por exemplo.
  • Caso haja mais de um comunicador funcionando no mesmo computador, é necessário desativar os outros aplicativos abertos também, clicando com o botão direito do mouse no ícone do comunicado na barra de tarefas e clicando em Sair

  • Verifique se o Java está atualizado, e caso precisar atualize e reinicie o comunicador manualmente. Veja o tutorial de como fazer esse processo aqui.
  • Verifique se existe algum bloqueio na rede de internet que impede o funcionamento do comunicador. Libere o comunicador em seu antivírus, com a ajuda do técnico de informática e confira mais liberações que podem ser feitas aqui.

 

Retorno Inconsistente

  • Geralmente ocorre por haver mais registros de ponto para serem transferidos do que a conexão pode suportar no momento, então é preciso colocar uma data no momento leitura dos dados para que funcione corretamente. Veja como fazer a leitura dessa forma aqui.

 

Ocorreu uma exceção durante a operação

  • Geralmente ocorre por oscilação na rede de internet, perca de pacotes de dados frequente e outros problemas na rede de internet. Nesse caso confira se os cabos de rede de internet estão conectados sem mal contato e desligue o relógio da tomada por alguns segundos e ligue novamente.

 

Aguardando ou processando

  • Quando a tarefa exibe a mensagem de Aguardando significa que o comunicador não iniciou sua leitura de dados e quando exibe a mensagem de Processando geralmente apesar de ter a leitura iniciada existe algo bloqueando a sua continuação, muitas vezes por motivos semelhantes aos do Comunicador Offline

 

Comunicação não estabelecida

  • Na grande maioria das vezes essa mensagem tem relação com falta de conexão do relógio de ponto com a internet ou dados errados no cadastro do relógio de ponto, porém, quando se trata de envio de funcionários pode ser que exista falta de dados obrigatórios no cadastro do funcionário. Nesse caso é necessário conferir se o cadastro do relógio está correto e se falta informações no cadastro dos funcionários que estão sendo enviados para o relógio.
Artigos relacionados