Por que o relógio de ponto bloqueia?

É uma situação preocupante chegar na empresa e ver que os funcionários não conseguiram registrar o ponto, e se deparar com a mensagem na tela “Rep Bloqueado”! Muitas vezes o gerente não sabe o por que isso aconteceu, e é totalmente compreensível pois podem haver algumas causas para esse bloqueio.

Como desbloquear relógio de ponto Control iD - OGIS

 

Por que o bloqueio do relógio de ponto acontece e quais as causas?

A portaria Inmetro exige que todos os relógios de ponto homologados com ela tenham um sistema de segurança em sua estrutura, mais precisamente em sua bateria interna que conserva a data e hora do equipamento. A data e hora do equipamento é a parte mais importante pois é com base nisso que se comprova o horário do registro de ponto, e por isso é tão importante manter a bateria do relógio de ponto intacta e protegida no equipamento. O fabricante precisa incluir essa programação no momento da fabricação do equipamento. Por esse motivo, vemos o bloqueio de várias marcas e modelos de relógios de ponto, pois todos vinculados à essa portaria possuem esse sistema de funcionamento obrigatório.

É chamado de mecanismo de segurança devido as diferentes causas que permeiam o bloqueio do relógio de ponto:

Rompimento de lacre – o relógio de ponto possui um lacre com uma numeração colocado desde a sua fabricação, e só deve ser rompido em ambiente autorizado de manutenção para os devidos consertos. Caso alguém tente abrir o equipamento e consiga romper o lacre, talvez com o intuito de consertar por si mesmo o relógio de ponto, as informações contidas na memória do equipamento ficam em risco.

Queda de energia ou instabilidade – todos os equipamentos eletrônicos podem sofrer danos, algumas vezes irreparáveis, ao ficar exposto à redes elétricas sem proteção contra quedas de energia. Os famosos apagões podem precisar de uma atenção a mais

Esgotamento de bateria interna – os relógios de ponto possuem uma bateria interna responsável por manter os dados salvos no relógio de ponto mesmo após seu desligamento da tomada, porém, pode acontecer dessa bateria se esgotar e chegar ao fim de sua vida útil, causada por tempo de uso mesmo ou por quedas de energia frequentes.

Quedas ou solavancos – o manuseio do equipamento de modo brusco, em que o equipamento sofre quedas de alturas consideráveis ou qualquer tipo de fortes batidas podem causar o bloqueio do equipamento, para evitar que haja tentativas de abertura do relógio de ponto.

Problemas com o hardware – Em alguns casos o relógio de ponto pode ter seu funcionamento normal, porém a fonte de energia responsável por ligar o aparelho na tomada está com defeito ou comprometida.

 

Como resolver o problema?

Esgotamento de bateria interna: em casos de problemas no hardware do relógio de ponto, é necessário a manutenção do equipamento. Sempre que o desbloqueio for efetuado, é importante testar o equipamento, desligando e ligando na tomada novamente para verificar se o aparelho volta a ficar bloqueado, indicando um esgotamento da bateria interna, e então em qualquer um desses casos os técnicos em manutenção fazem a troca dos componentes necessários e o relógio de ponto fica pronto para ser utilizado novamente.

Quedas de energia: o uso de um nobreak, ou bateria externa, pode prevenir grande maioria de casos de bloqueio do equipamento, principalmente quando o assunto é uma rede elétrica que tem quedas frequentes, em que o relógio de ponto continua ligado por meio da energia do No Break e assim a empresa não perde o controle da saída ou entrada dos funcionários.

Rompimento de lacres: Somente em ambiente autorizado pode ser feita a manutenção do equipamento, então o envio do mesmo para a manutenção pode não só sanar o problema que gerou a necessidade de abrir o equipamento como o seu desbloqueio. 

Fonte de energia: Quando o problema é o aparelho que liga o equipamento, a chamada fonte de energia, é importante testar tambem uma outra fonte de energia após o desbloqueio do equipamento, assim, a aquisição de uma nova fonte pode resolver o problema sem precisar de outras tarefas.

 

Prevenção e solução

Manter um contrato de manutenção com a revenda é uma forma de garantir a solução não só de bloqueios de relógios de ponto, mas tambem quaisquer outros problemas que precisem de configuração, conserto e troca de componentes do equipamento feitas por técnicos capacitados e autorizados, e tudo sem custo adicional.

Para envio à manutenção é necessário o preenchimento de um formulário, se atentando aos requisitos para envio do equipamento. O local onde é feito as manutenções de relógios de ponto da marca Control ID, Rw Tech e Keypass ficam na Av. Cristiano Machado, 1682 (Loja 6) – Cidade Nova, Belo Horizonte – MG, 31140-660 (Edifício Tiffany).

Para saber mais sobre as soluções disponíveis, não deixe de nos consultar! Fique à vontade para chamar no número de telefone e whatsapp: 3132344698

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