Cadastro de Escalas (IPonto Full)

Na tela a seguir o usuário poderá cadastrar no sistema todas as escalas utilizadas pela empresa.

1 – Para acessar a tela acima o usuário necessita acessar o menu Cadastros/Escalas.

2 – No campo Cod. Escala digite o código da escala que está sendo cadastrada.

3 – No campo Descrição digite o nome da escala que está sendo cadastrada.

4 – Clicando no botão Copiar Escala o sistema libera a mensagem abaixo:


5 – Acionando o botão acima citado, o sistema cria uma nova tabela e salva a que está sendo cadastrada. Para a nova tabela criada, o sistema lança uma cópia da última escala registrada.

6 – No campo Tabela de Feriados Associada , selecione a tabela de feriados para relacioná-la com a escala que está sendo cadastrada.

7 – Clicando no botão Tabela de Feriados , o sistema abre a tela de Cadastro de Tabelas de Feriados. Utilize este recurso caso seja necessário cadastrar uma tabela de feriados específica para a escala que está sendo registrada.

8 – No campo Data Inicial informe a data em que a escala começará a ser utilizada.

9 – No campo Total de Dias informe a quantidade de dias que a escala que está sendo cadastrada deverá conter.

10 – Na área Copiar Horários, nos campos De/Até, informe os dias que deverão ter seus horários copiados. Por exemplo, se a escala que está sendo cadastrada tiver 7 dias e nestes 7 dias os horários forem os mesmos, basta preencher os horários de apenas um dia e indicar nos campos De/Até até que dia o sistema poderá indicar os mesmos horários.

11 – Informando os dados do item 10, clique no botão Copiar para que o sistema copie todos os horários para os demais dias da escala. Acionando este botão o sistema libera a mensagem de alerta abaixo.

12 – A coluna Ref. mostra a quantidade de dias que a escala possui.

13 – Na coluna DSR marque o dia que deverá valer como o Descanso Se manal Remunerado.

14 – Na coluna Folga, marque o dia que deverá valer como a folga da escala.

15 – Na área 1º Período, indique nas colunas Entrada e Saída, os horários da entrada e da saída para cada dia da escala. Por exemplo, caso a escala tenha dois períodos, matutino e vespertino, nesta área o usuário deverá informar o horário de entrada e de saída do período matutino, 08:00-12:00.

16 – Na área 2º Período, indique nas colunas Entrada e Saída, os horários da entrada e da saída para cada dia da escala. Por exemplo, caso a escala tenha dois períodos, matutino e vespertino, nesta área o usuário deverá informar o horário de entrada e de saída do período vespertino, 13:00-18:00.

17 – Na área Extra, indique nas colunas Entrada e Saída, os horários da entrada e da saída para cada dia da escala. Por exemplo, caso a escala tenha um período de hora extra, o usuário deverá informar o horário de entrada e de saída do período de hora extra, 18:01-21:59.

18 – Na coluna Carga Horária, o sistema informa o total de horas para cada dia da escala.

19 – C licando no ícone existente na coluna Cor , o sistema abre a caixa de cores para que o usuário selecione a cor de destaque que dará para um determinado dia, sendo necessário. Escolhendo uma cor, o sistema marca toda a linha selecionada com a cor escolhida.

20 – No campo Intervalo Mínimo Entre Batidas, informe o tempo mínimo que deve ter entre cada batida.

21 – No campo Descontar Intervalo, informe o tempo que deverá ser descontado como intervalo.

22 – Marcando a opção ‘Intervalo Flexível’, o sistema habilita o campo Tolerância. Informe neste campo o tempo estimado para a tolerância da escala.

23 – Marque a opção ‘Utilizar Intervalo Pré-assinalado do 1º Per. para 2º Per.’ para que o intervalo seja utilizado.

24 – Marcando a opção ‘Horário Livre Compensado’ o sistema passa a desconsiderar o ‘Intervalo Flexível’ e a opção ‘Apontamento dos Registros Fora da Tolerância’.

25 – Marcando a opção ‘Não Descontar Intervalo’, o sistema não desconta os intervalos feitos durante a escala.

26 – No campo Desconsiderar Automaticamente Registros Dentro do Intervalo Mínimo com o Seguinte Motivo, selecione o motivo pelo o qual o sistema desconsiderará os registros dentro do intervalo mínimo. Clicando no botão o sistema abre a tela de Cadastro de Motivos de Abono. Este recurso permite, sendo necessário, inserir um novo motivo para usar no cadastro da escala.

27 – Clique no botão Tolerâncias para informar as tolerâncias da escala que está sendo cadastrada. Acionando este botão o sistema abre a tela de Configuraçõe s das Tolerâncias.

28 – Na área Jornada Normal (1º e 2º Per.), nas colunas Entrada e Saída, preencha os campos Antes e Após com o tempo desejado necessário para a escala que está sendo cadastrada.

29 – Na área Jornada Extra (3º Per.), nas colunas Entrada e Saída, preencha os campos Antes e Após com o tempo desejado necessário para a escala que está sendo cadastrada.

30 – No campo Tolerância Extra Antes (Entrada do 1º Per.), preencha a tolerância desejada.

31 – No campo Tolerância Extra Após (Saída do 2º Per.), preencha a tolerância desejada.

32 – Clicando no botão Totalizadores , o sistema abre a tela abaixo para que o usuário defina os dados para cada tipo de hora trabalhada da empresa.

33 – Marque a opção ‘Habilitar o Uso dos Seguintes Totalizadores Personalizados’ para habilitar os campos desta área.

34 – No campo Hora Trabalhada (H. Trab.) o usuário poderá inserir um novo nome para designar a hora trabalhada da empresa.

35 – No campo Hora Faltosa (H. Falt.) o usuário poderá inserir um novo nome para designar a hora faltosa da empresa.

36 -No campo Atraso (Atraso) o usuário poderá inserir um novo nome para designar o atraso cometido por um funcionário.

37 – No campo Hora extra (H. Extra) o usuário poderá inserir um novo nome para designar a hora extra da empresa.

38 –  No campo Hora Extra Folga (H. Trab.) o usuário poderá inserir um novo nome para designar a hora extra folga da empresa.

39 – No campo Hora Extra Excedente (H. Extra Exced.) o usuário poderá inserir um novo nome para designar a hora extra excedente da empresa.

40- No campo Hora Extra Excedente 2 (H. Extra Exced 2.) o usuário poderá inserir um novo nome para designar a hora extra excedente da empresa.

41 – No campo Hora Abonada (H. Abonada) o usuário poderá inserir um novo nome para designar a hora abonada da empresa.

42 –  Clicando no botão Copiar Configurações , o sistema libera a mensagem abaixo e, clicando em Sim, o sistema copia a configuração feita nos campos acima já citados para todas as escalas já registradas.

43 – Clique no botão Salvar para finalizar o cadastramento (edição) dos dados dos totalizadores e registrar os dados no sistema.

44 – Para cancelar a edição ou cadastramento dos totalizadores, clique no botão Cancelar .

45 – Voltando a tela principal, Cadastro de Escalas, clicando no botão Imprimir, o sistema abre a tela abaixo para que o usuário selecione a escala a ser impressa e o período de vigência da escala selecionada. Nos campos Data Inicial e Data Final, selecione o período desejado.

46 – Clique no botão Visualizar para que o sistema abra o relatório gerado.

47 – Clique no botão Cancelar para encerrar a tela.

48 – Clique no botão Salvar para finalizar o cadastro ou edição da escala.

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